O Congresso em Foco é o veículo especializado preferido dos deputados federais. Levantamento feito pela FSB Pesquisa revela que 60% deles acompanham regularmente o site, que é o veículo online que os deputados mais acessam, com 14% das citações na pesquisa espontânea.
Além do Congresso em Foco, apenas o portal da Câmara – segundo mais acessado, com 12% da preferência – foi apontado por mais de 10% dos entrevistados nas respostas espontâneas para a pergunta: “Qual(is) veículo(s) online especializados em Congresso Nacional o(a) senhor(a) acompanha?”
Apenas um outro veículo especializado, a TV Câmara (5% das menções), foi citado por 4% ou mais dos deputados. Por outro lado, três veículos não especializados, mas que também cobrem o Congresso, receberam bons percentuais de citações: UOL (8%), com o qual o Congresso em Foco mantém parceria há três anos, Folha de S. Paulo (6%) e G1 (4%).
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De cada dez deputados que acompanham o site, três o acessam todos os dias. Um terço o visita várias vezes por semana. Outros 16% declararam se informar por aqui pelo menos uma vez por semana.
A FSB Pesquisa ouviu entre os dias 9 e 10 de abril, em entrevistas individuais e presenciais, 220 deputados, pertencentes a 16 partidos políticos. As análises estatísticas levaram em conta a proporção de cada bancada na Câmara. Os dados colhidos fazem parte do serviço de análise macropolítica Tracking Brasília, que, segundo a FSB, “combina dados quantitativos e qualitativos inéditos para descrever as condições políticas e o comportamento do Executivo, do Legislativo e da mídia no processo deliberativo e indicar tendências decisórias”.
Criado em fevereiro de 2004, este site já conquistou importantes prêmios de jornalismo (como Esso, Vladimir Herzog e Embratel) e acumula incontável número de citações na mídia nacional e internacional. O Congresso em Foco “deu cria” a dois produtos, o Prêmio Congresso em Foco, evento que homenageia anualmente os melhores parlamentares federais, e a Revista Congresso em Foco.
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