Sylvio Costa e Mário Coelho
O Congresso em Foco dá novas demonstrações de que vive um excepcional momento em termos de conquista de novos usuários. No mês passado, o número de visitantes únicos cresceu 106% em relação ao verificado em maio de 2010. O total de visitas aumentou 74%.
Segundo o Google Analytics, ferramenta de acompanhamento da audiência de veículos na internet, o site recebeu em maio deste ano 322.407 visitas, feitas por 254.004 visitantes únicos. No mesmo mês de 2010, foram 185.316 visitas, feitas por 123.265 visitantes únicos (saiba o que é visitante único).
Crescer de modo expressivo tem sido uma marca do Congresso em Foco. Em apenas dois anos, de 2008 a 2010, o site quase triplicou o número de visitantes únicos (que passou de 642.267 para 1.817.417), mais que dobrou as visitas (perto de 3 milhões em 2010), e duplicou o total de páginas acessadas. Confrontado com esses dados, até o ritmo de expansão da internet brasileira, uma das que mais crescem no mundo, soa modesto. No mesmo período, os usuários da rede no país aumentaram ao redor de 20% ao ano.
A vocação para ampliar o público ganhou notável impulso no segundo semestre de 2010, quando o Congresso em Foco se tornou parceiro do UOL. Cada vez que uma matéria nossa é chamada pelo portal, milhares de pessoas correm para nossas páginas.
Lado a lado com a progressiva elevação da audiência, o site consolida-se como referência para o conjunto da imprensa e dos jornalistas. Em maio deste ano, o Congresso em Foco foi citado, entre tantos outros, por Élio Gaspari, que usou levantamentos de processos judiciais feitos pelo site como base para a coluna que publicou no último dia 8 nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo.
Dois dias depois, no blog de Ricardo Setti, no portal da revista Veja, foi citado outro levantamento, feito no ano passado, sobre os políticos que foram presos mas estavam concorrendo a novos mandatos nas eleições de 2010.
No mês passado, a matéria mais acessada foi a entrevista feita com o procurador da República Manoel Pastana, que pediu a inclusão do ex-presidente Lula na ação penal do mensalão. Ele disse que, sem a presença de Lula na denúncia, o ex-ministro José Dirceu acabará absolvido.
Também ficaram entre as mais acessadas:
CCJ aprova plebiscito para criação do estado do Tapajós
Veja como os deputados votaram o Código Florestal
Câmara aprova plebiscitos para criação de estados
Procurador gaúcho responsabiliza Lula por mensalão
Sanguessugas de volta à Comissão do Orçamento
Parlamentares são acusados por 350 crimes no STF
Pesaram ainda para os bons resultados de maio o interesse despertado pela crise deflagrada pela revelação do rápido enriquecimento do ministro Antonio Palocci, a polêmica em torno de temas importantes em debate no Congresso (sobretudo, as mudanças no Código Florestal) e o grande aumento de leitura das páginas de opinião, estimulado pela ampliação do time de colunistas do site (clique aqui para ver a lista dos colunistas do Congresso em Foco).
VEJA TAMBÉM
O que é o Congresso em Foco ? vídeo de dois minutos
Leia também