Sylvio Costa
O Congresso em Foco atingiu ontem (quarta, 6) uma marca inédita. Foi acessado, segundo o Google Analytics, por 74.112 visitantes, que fizeram um total de 76.253 visitas e baixaram 111.080 páginas (page views). Tudo isso em apenas um dia!
Três razões explicam o aumento da audiência, que se intensificou nos últimos dias, mas teve início há várias semanas.
O primeiro deles está relacionado com a linha de cobertura que escolhemos para acompanhar as eleições deste ano, conciliando jornalismo independente e apartidário com boas histórias exclusivas e forte prestação de serviço. Seções como Ajude a limpar a política ou a campanha Sinal amarelo, criadas para orientar os brasileiros no período eleitoral, tiveram ótima acolhida. O mesmo ocorreu com a divulgação dos resultados eleitorais. Como em 2006, também neste ano, fomos o primeiro veículo a divulgar a nova composição da Câmara dos Deputados – embora, desta vez, o assunto esteja cercado de muitas dúvidas.
Tudo, portanto, de acordo com a linha de trabalho que nos inspirou desde fevereiro de 2004, quando colocamos o site no ar: associar bom jornalismo com mobilização social pela melhoria da nossa representação política, algo que traduzimos no lema “Jornalismo para mudar”. Daí, por exemplo, um dos pontos-chave de nosso projeto editorial e institucional, o Prêmio Congresso em Foco, uma homenagem que fazemos desde 2006 aos melhores congressistas do país.
O segundo fator é o poder de fogo do portal no qual o Congresso em Foco está hospedado desde maio, o UOL. O site passou nos últimos meses por sucessivos ganhos de infra-estrutura e teve de fazer várias alterações de programação para suportar os novos patamares de audiência a que, por exemplo, uma simples chamada na capa do portal pode nos levar. Chegamos a ficar privados de frequentar as áreas mais nobres do UOL porque bastava entrar lá um link para qualquer um de nossos conteúdos e o turbilhão de acessos simultâneos tornar a navegação em nosso site, primeiro, lenta demais e, logo em seguida, impossível porque o site saía do ar.
Em outras palavras: a excelente performance de ontem, impulsionada por duas matérias chamadas na home page do UOL (a nova bancada feminina no Congresso e o listão com os mais de mil políticos que estão aguardando a definição da Justiça sobre o deferimento de suas candidaturas), teria ocorrido antes não fossem os problemas de infraestrutura – ah, sim, bons problemas… – enfrentados.
Terceiro, e mais importante, a audiência cresce porque você está aí do outro lado, lendo nossas matérias, fazendo comentários, enviando e-mails, sugerindo pautas, dando puxões de orelhas, às vezes elogiando e interagindo com a gente no Twitter e no Facebook.
Muito, muito obrigado! Continuaremos trabalhando para tentar não decepcionar.
Veja ainda:
O que é o Congresso em Foco – vídeo
Quem somos – texto
Resultado já!
Leia também