Em nota, Renan afirmou que Congresso Nacional deve averiguar as denúncias, classificadas por ele como “uma intromissão inaceitável”. Na visão do presidente do Senado e do Congresso, cabe ao governo brasileiro exigir explicações ao governo norte-americano. “No trabalho de investigação, a Comissão de Relações Exteriores também deve colaborar no sentido de esclarecer ao Brasil todo o ocorrido”, afirmou.
Leia também
Segundo o Ministério da Justiça, o ministro José Eduardo Cardozo determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal. Ele atendeu a um pedido do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que registrou a preocupação com as notícias sobre a rede montada pela NSA para monitorar comunicações eletrônicas. De acordo com a pasta, Bernardo entendeu que as supostas ações de inteligência, caso confirmadas, podem representar ofensa ao sistema jurídico brasileiro.
“A posição do Brasil nessa questão é muito clara e muito firme: não concordamos com interferências dessa ordem no Brasil e em qualquer outro país”, disse a presidenta Dilma Rousseff na tarde de hoje após o lançamento do Programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto. No domingo, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, tinha dito que a denúncia feita pelo jornal O Globo era “grave”.