Nesta sexta-feira (30/12), os deputados recebem a primeira parcela de ajuda de custo relativa à convocação extraordinária (R$ 12.847,20). Alguns parlamentares resolveram não receber a quantia e enviaram com antecedência o seu pedido à Diretoria-Geral da Câmara. Acontece que outros deputados que optaram por não receber a quantia só enviaram a documentação necessária depois do envio da folha ao banco. Eles terão o direito de devolver a quantia à Câmara ou repassá-la para entidades.
Confira a lista dos 43 deputados e dos quatro senadores que disseram que vão recusar os R$ 25 mil pela convocação extraordinária
Deputados que abriram mão da ajuda de custo (e não vão receber o pagamento):
Orlando Fantazini (Psol-SP)
Dr. Rosinha (PT-PR)
Walter Pinheiro (PT-BA)
Lincoln Portela (PL-MG)
Mauro Passos (PT-SC)
Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)
Orlando Desconsi (PT-RS)
Armando Monteiro Neto (PTB-BE)
José Chaves (PTB-PE)
José Múcio Monteiro (PTB-PE)
Iris Simões (PTB-PR)
Luiz Antônio Fleury (PTB-SP)
Henrique Fontana (PT-RS)
Leia também
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Maurício Rands (PT-PE)
Nelson Proença (PPS-RS)
Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP)
Odílio Balbinoti (PMDB-PR)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Deputados que indicaram entidades para receber o dinheiro:
Luciano Zica (PT-SP) – Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial (Sobrapar)
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) – Casa dos Velhinhos (Ondina Lobo – SP)
Chico Alencar (PSol-RJ) – entidade a indicar
Gustavo Fruet (PSDB-PR) – APAE de Agudos do Sul (PR)
Tarcísio Zimmerman (PT-RS) – Associação Orfanato Lar Esperança de Porto Alegre – RS; Centro de Apoio a Meninos e Meninas de Novo Hamburgo-RS; Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Taquara-RS
Takayama (PMDB-PR) – vai para a Assistência Social Evangélica Betânia, do Paraná; e para o Departamento de Assistência Social O Bom Samaritano, de Guaíra-PR; para a Associação Evangélica Nova Vida, de Londrina-PR; e para a Associação Educacional Assistencial Oásis do Amor.
João Alfredo (PSol-CE) – para o Instituto do Câncer do Ceará Rede Feminina; Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará e para a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Riacho do Meio.
Paulo Ruben Santiago (PT-PE) – para o Centro de Educação Popular Antônio Carneiro, em Pernambuco; Grupo Mulher Maravilha; Centro de Estudos e Ação Social Dom Hélder Câmara.
Deputados que deram entrada no pedido (requerimentos não chegaram a tempo à Diretoria-Geral da Câmara e, por isso, terão o adicional depositado em suas contas).
Luciana Genro (PSol-RS)
Raul Jungman (PPS-PE) – indicou as entidades "Em Cena Arte e Cidadania" e "Casa de Pesagem"
Michel Temer (PMDB-SP)
Eduardo Sciarra (PFL-PR) – informou que repassou, em cheque, à entidade Associação de Pais e Amigos do Recanto da Criança, o valor da primeira parcela. Pediu ainda que a segunda parcela fosse depositada na conta da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – as duas em Cascavel-PR.
Zico Bronzeado (PT-AC)
Sarney Filho (PV-MA)
Denise Frossard (PPS-RJ)
Vadão Gomes (PP-SP)
Júlio Semeghini (PSDB-SP) – Turma da Touca ACRS, de São Paulo-SP. A segunda parcela vai para Lar Vicentino, no município de Penápolis-SP
Deputados que pediram para não receber depois que a folha de pagamento foi enviada ao banco (vão devolver ou doar para entidades):
Selma Schons (PT-PR) – vai doar a entidades
Edison Andrino (PMDB-SC) – doará a primeira parcela, em cheque, para a Associação Amigos do Hospital Universitário de Florianópolis-SC. A segunda parcela vai para a mesma entidade e para a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, de São José-SC
Luiza Erundina (PSB-SP)
Alex Canzian (PTB-PR) – doará as duas parcelas para entidades
Babá (PSol-PA) – vai doar as duas parcelas para o Instituto Nacional do Câncer-RJ
Sílvio Torres (PSDB-SP) – a primeira parcela será para a Sociedade Amigos do Bairro Progresso e Adjacências, de Itaquera-SP; Associação Nordestina de Osasco-SP; Associação Comunitária Desportiva do Parque Amélia, Itaim Paulista-SP. A segunda parcela vai para entidades a indicar.
Jaime Martins (PL-MG)
Senadores:
Cristovam Buarque (PDT-DF),
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Serys Slhessarenko (PT-MT)
Pedro Simon (PMDB-RS)