Edson Sardinha
Em carta enviada hoje (21), o presidente Lula fez um apelo como “velho amigo” e “companheiro” ao líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), para que o senador paulista permanecesse na liderança da bancada no Senado. “Estamos juntos há 30 anos travando as lutas que interessam ao povo brasileiro e mudando a história do país. Dificuldades e divergências fazem parte dessa caminhada, mas são menores que ela. Em nome dessa história e dessa caminhada, fique na liderança”, pediu o presidente.
A carta foi lida por Mercadante ao anunciar sua decisão de continuar na liderança, um dia após anunciar que deixaria o posto em “caráter irrevogável”. O petista ocupou há pouco a tribuna do plenário para informar que havia mudado de ideia após conversar pessoalmente ontem (20) com o presidente Lula. “Não poderia dizer não ao presidente Lula”, justificou-se.
Na mensagem enviada esta manhã, Lula diz que respeita o “direito legítimo” de Mercadante expressar suas “duras críticas” ao posicionamento do PT no Conselho de Ética. “Mas, não posso concordar com uma renúncia da liderança da bancada do PT. Você tem todo o apoio de nossos senadores e senadoras. A bancada e eu consideramos você, Mercadante, imprescindível para a liderança.”
Confira a íntegra da carta:
“Brasília, 21 de agosto de 2009
Meu companheiro Aloizio Mercadante,
Ontem, à noite, tivemos uma longa e franca conversa, mais uma entre tantas nesses mais de 30 anos de companheirismo e amizade em comum. Você me expressou novamente, como tem feito publicamente, sua indignação com a situação do Senado Federal e suas duras críticas ao posicionamento da direção do PT nos processos no Conselho de Ética. Respeito sua posição e considero um direito legítimo você expressá-las para militância do PT e para a sociedade. Bem como continuar lutando por uma reforma profunda no Senado.
Mas, não posso concordar com uma renúncia da liderança da bancada do PT. Você tem todo o apoio de nossos senadores e senadoras. A bancada e eu consideramos você, Mercadante, imprescindível para a liderança.
Não tem sido fácil construir alianças e aprovar projetos tão relevantes ao nosso governo para superarmos a grave crise da economia internacional, como estamos superando, distribuir renda, implantar novas políticas públicas e melhorar a vida do nosso povo. Todo esse processo depende do Senado. Você tem contribuindo (sic) decisivamente e sua liderança é fundamental para nossas lutas no Senado.
Mercadante, estamos juntos há 30 anos travando as lutas que interessam ao povo brasileiro e mudando a história do país. Dificuldades e divergências fazem parte dessa caminhada, mas são menores que ela. Em nome dessa história e dessa caminhada, fique na liderança.
Esse é um pedido sincero de um velho amigo e sempre companheiro.
Luiz Inácio Lula da Silva”