O grupo de 13 parlamentares brasileiros que ficou retido na Antártida por causa do mau tempo na região já está na cidade de Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A comitiva, formada por 12 deputados e um senador, deveria ter retornado ao Brasil no último dia 27 (leia mais).
A convite da Marinha, os parlamentares chegaram na Antártida na última quinta-feira (24) para conhecer a base brasileira Comandante Ferraz. A previsão é de que eles cheguem Rio de Janeior às 19h desta quinta-feira (31).
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse há pouco ao Congresso em Foco que a missão do grupo agora será convencer o relator-geral da proposta orçamentária, deputado José Pimentel (PT-CE), a não fazer cortes no projeto Proantar, administrado pelo comando da Marinha.
Segundo o senador do PSB, estão previstos R$ 12 milhões para o orçamento de 2008 e a idéia é até tentar ampliar a previsão orçamentária do projeto de pesquisas no próximo ano. "O investimento é necessário e mais de 100 países estão investindo em pesquisas. A China está investindo mais de R$ 100 milhões só em obras na sua base de pesquisa", ponderou Casagrande. (Lúcio Lambranho)
Leia também