A Comissão de Ética Pública começará em instantes sua primeira reunião este ano. Entre os assuntos que devem ser discutidos estão os casos dos ministros Carlos Lupi (Trabalho) e Mathilde Ribeiro (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial).
Lupi, que além de ministro é presidente do PDT, tem se recusado a deixar um dos cargos, apesar do entendimento da comissão de que esse acúmulo de funções é irregular.
No final do ano, os conselheiros recomendaram ao presidente Lula que demitisse Carlos Lupi caso o ministro do Trabalho se recusasse a deixar a presidência de seu partido. O presidente da República, no entanto, ainda não se manifestou sobre o caso.
A ministra Mathilde Ribeiro teve a conta de seu cartão corporativo questionada. Apenas em 2007 ela gastou R$ 171 mil. Boa parte das despesas correspondem a gastos com hotéis, aluguel de carros e despesas com restaurantes. Nessa conta também foi incluído o pagamento de R$ 460 a um free shop. A ministra afirmou, no entanto, que nesse caso o cartão foi usado por engano e que o dinheiro já havia sido ressarcido à União. (Soraia Costa)