A Comissão de Ética Pública da Presidência deve discutir esta tarde pedido do PSDB e do DEM para examinar a conduta da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no caso do vazamento de dados sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O item deve ser concluído na pauta pelo presidente do colegiado, Sepúlveda Pertence.
Ainda esta semana, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), pretende tentar derrubar o pedido de convocação da ministra, aprovado pela Comissão de Infra-Estrutura, para falar sobre o assunto. Jucá apresentou recurso na própria comissão, alegando que o colegiado está extrapolando suas atribuições.
Dilma já havia sido convocada pelos senadores para falar do andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da usina hidrelétrica de Belo Monte. A Comissão de Infra-Estrutura se reúne amanhã. Caso o item não seja analisado pelo colegiado, Jucá pode levar o recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao Plenário do Senado. (Edson Sardinha)