Com o espaço reservado para os candidatos a vereador, começa hoje (19) nos 26 estados brasileiros a veiculação da propaganda eleitoral gratuita. No rádio, os primeiros programas foram veiculados entre as 7h e as 7h30. Nova rodada irá ao ar das 12h às 12h30. Na TV, a propaganda será exibida das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.
Ao todo, 380 mil candidatos concorrem a uma vaga de prefeito ou vereador na eleição que será realizada no dia 5 de outubro, três dias após o término do horário eleitoral gratuito. Nas cidades onde for realizado o segundo turno, a propaganda poderá se estender a partir de 48h após a proclamação dos resultados da primeira rodada de votação até o dia 24 de outubro – dois dias antes do pleito.
Os candidatos a vereador terão espaço garantido no rádio e na TV às terças, às quintas e aos sábados. Já os candidatos a prefeito poderão ser vistos no ar às segundas, às quartas e às sextas. No primeiro turno, não haverá propaganda eleitoral aos domingos.
Leia também
De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um terço dos 30 minutos do horário eleitoral será dividido igualitariamente entre todos os candidatos. O tempo restante será distribuído conforme o número de deputados federais eleitos em 2006. No caso de coligação, somam-se os deputados eleitos de cada partido que a compõe.
Além dos programas de 30 minutos, os candidatos a prefeito também dividirão a partir de hoje outros 30 minutos diários de inserções de 15, 30 ou 60 segundos para divulgar suas propostas, entre as 8h da manhã e a meia-noite. (Da redação)