Fábio Góis
As chuvas intensas que têm castigado o Rio de Janeiro nos últimos dias levaram a Subsecretaria de Defesa Civil do município a divulgar comunicado de alerta sobre as condições climáticas. Em um período de apenas 24 horas, até as 7h deste sábado (23), foram registradas 101 ocorrências. Por toda a Grande Rio verifica-se pistas alagadas, carros enguiçados e deslizamento de terra na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo.
No último dia 18, a prefeitura lançou um plano de contingência para as chuvas de verão. Segundo o órgão da prefeitura, que classifica a situação como “Estado de Atenção”, o Sistema Integrado de Coordenação de Emergências “está mobilizado” e recomenda que moradores de áreas de risco procurem abrigo em locais seguros. Os serviços funcionam em esquema ininterrupto (24h) para atender à demanda extra da população nesta época do ano.
Devido ao mau tempo, os aeroportos Maestro Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, e Santos Dumont, no centro, funcionaram com restrições: enquanto o primeiro operava com o auxílio de instrumentos especiais, o outro precisou interromper operações de pouso e decolagem por cerca de meia hora, por volta das 19h de ontem (sexta, 22). As informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia para o Rio, áreas de instabilidade em combinação com convergências de umidade mantêm o céu nublado em todo o município – o que representa ameaça de chuvas fortes na estação mais quente do ano. Deve chover no fim de semana com temperaturas oscilando entre 22º e 30º Celsius.
Leia também
Deixe um comentário