Fábio Góis
As especulações foram confirmadas neste domingo (30). A Colômbia só conhecerá o sucessor do presidente colombiano Alvaro Uribe em 20 de julho, data do segundo turno das eleições presidenciais: o ministro da Defesa Juan Manuel Santos (Partido Nacional da Unidade Social) não conseguiu obter a maioria dos votos mais um e decidirá com o candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, quem será o novo mandatário. O governista chegou a 46,5% dos votos, enquanto Antanas conseguiu 21,4%.
Segundo as autoridades colombianas, as eleições de hoje foram as mais tranquilas dos últimos 30 anos, apesar de mortes terem sido confirmadas pelo Ministério do Interior (dois soldados e um guerrilheiro morto). Os centros eleitorais foram fechados às 16h, com avaliação satisfatória de comparecimento às urnas.
Mais de 14,5 milhões de colombianos – dos 29,9 milhões de eleitores cadastrados – registraram suas preferências. Quase 100% das urnas já foram apuradas (99,1%), de maneira que não há possibilidade de alteração nos percentuais dos dois candidatos mais votados.
Leia também