Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (15) revela um novo recorde do governo Lula, que aparece com 71,1% de aprovação. Esta é a melhor avaliação de um governo em toda a série histórica. De acordo com o levantamento, a popularidade do petista registra 80,3%.
Por sua vez, 6,4% da população avalia o governo Lula negativamente e 15,2% desaprovam a conduta do presidente. Em setembro deste ano, a avaliação positiva do governo chegou a 68,8%.
O levantamento foi realizado entre os dias 8 a 12 de dezembro, em 136 municípios nas cinco regiões brasileiras. Na ocasião, 2.000 pessoas foram ouvidas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Eleições 2010
Em relação às eleições presidenciais de 2010, o estudo aponta que o presidente Lula aparece na preferência do eleitorado na votação espontânea, com 20,4%. O petista é seguido pelo atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que tem 10,6% da preferência. O governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 4,1%, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), registra 1,7%.
Leia também
O levantamento também indica que 15,6% votariam no candidato a presidente da República apoiado por Lula; 28,9% poderiam votar; 18,4% não votariam; e 34,0% votariam, mas somente após conhecer melhor o candidato para poder decidir.
Na relação estimulada de candidatos, José Serra aparece em primeiro lugar, com 46,5%. O tucano é seguido pela presidente nacional do Psol, Heloísa Helena, com 12,5%. Dilma Rousseff aparece em terceiro lugar, com 10,4%. Em um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano venceria o embate com 53,7%.
Crise
A pesquisa também aponta o otimismo do brasileiro em relação ao próximo ano. De acordo com o estudo, 65,4% dos entrevistados acham que o ano de 2009 será melhor que 2008. Por sua vez, 17,7% acreditam que 2009 será igual a 2008. Outros 12,4% acham que o próximo ano será pior que 2008.
“Lula e seu governo apresentam índices significativamente altos de aprovação na série da Pesquisa CNT/Sensus, certamente ainda em função dos bons resultados econômicos registrados no último trimestre e pelo discurso do presidente que gera confiança e crença da população de que o país está preparado para enfrentar a crise. No entanto, a população demonstra preocupação com os sinais de que a crise começa a atingir o país, levando a uma queda dos índices de satisfação e expectativa do cidadão”, afirma a CNT.
Dentre os brasileiros que declaram que conhecem a crise financeira internacional, 40% entendem que o Brasil não está preparado para enfrentar a turbulência. Já 37,9% acreditam que o Brasil está preparado para lidar com a crise. Outros 17% crêem que o país está mais ou menos preparado. (Rodolfo Torres)