Estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado hoje (9), revelou que 66% dos prefeitos que concorreram à reeleição nas eleições do último domingo conseguiram sucesso nas urnas. Nos últimos dois pleitos municipais, segundo o levantamento feito pela instituição, esse percentual ficou em 58%.
A partir do estudo feito pela CNM, verifica-se que o estado com o maior número de prefeitos reeleitos foi o Ceará. Já o Mato Grosso teve o menor número de reconduções à chefia do Executivo municipal. O partido que mais reelegeu foi o PMDB, seguido por PSDB, PP e PT.
Segundo a CNM, entre as 5.541 cidades brasileiras – fora as 22 que estão em segundo turno –, 59% dos prefeitos começarão o primeiro mandato em 1º de janeiro de 2009. Os demais 41% foram reeleitos. Essa diferença entre os dois grupos é a menor registrada até hoje, de acordo com o levantamento da confederação. Significa que este vai ser o mandato com a maior proporção de reeleitos.
Leia também
A pesquisa também revela que as últimas três eleições municipais apresentaram mudanças que refletem novas conjunturas políticas e culturais no país. O perfil dos atuais eleitos e as escolhas dos eleitores mostram que candidatos mais jovens foram eleitos, houve um aumento do número de mulheres candidatas e eleitas. Também foi notado o crescimento de partidos médios, como PDT, PV, PC do B, PMN e PSB, e a redução progressiva dos grandes partidos, como o PMDB, o PSDB, o PP e o DEM (antigo PFL), em números absolutos. (Mário Coelho)