O resultado da Sondagem Industrial relativa ao segundo trimestre de 2008, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que as grandes empresas voltaram a registrar estoques acima do planejado. De acordo com o relatório da entidade, este é um sinal de “arrefecimento do processo de crescimento”.
“Após um longo período de ajuste de seus estoques, as grandes empresas voltaram a registrar, de maneira significativa, acúmulo indesejável de estoques. O aumento nos estoques resulta de vendas inferiores ao esperado e sua persistência tende a reduzir o ritmo de crescimento da produção das grandes empresas”, diz o texto.
Ainda segundo a CNI a dificuldade de acesso ao crédito é outro indicador de desaquecimento da economia do país. Outro ponto detectado pela pesquisa foi o alto custo da matéria-prima. Nas empresas, este problema foi apontado por 34,9% das pequenas, 38,9% das médias e 41,8% das grandes. A sondagem industrial ouviu 1.488 empresas, no período de 26 de junho a 30 de junho de 2008. (Da Redação)
Leia também