Médicos que atendem ao deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciaram há pouco a morte cerebral do parlamentar, internado desde ontem em decorrência de um derrame cerebral. Ele foi encontrado caído ao lado da cama por seus assessores, às 7h da manhã dessa segunda-feira (16).
Aos 71 anos, o deputado e estilista já havia sido hospitalizado no ano passado por conta de outro acidente vascular cerebral (AVC). Desde a manhã desta terça, médicos avaliavam a possibilidade de uma morte cerebral.
Clodovil respirava com o auxílio de aparelhos e seu coma chegou, no fim da manhã, ao nível cinco, índice em que a recuperação sem seqüelas é improvável. Ainda ontem, por volta das 14h, o parlamentar teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos. A parada foi revertida, mas o estado de saúde dele se agravou.
Antes de se eleger, Clodovil ficou nacionalmente conhecido por sua atuação como estilista e comunicador. Ele iniciou a carreira artística apresentando um programa na TV Mulher, ao lado da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Confira a entrevista exclusiva dada pelo estilista ao Congresso em Foco em 11 de outubro de 2006: Ele veio para divertir, não para explicar. (Daniela Lima)
Leia também