O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) continua internado em estado grave no hospital Santa Lúcia, em Brasília, e em “coma profundo”, segundo a equipe médica que acompanha o parlamentar. Clodovil foi encontrado por um assessor desmaiado em sua residência na capital federal, e foi levado na manhã desta segunda-feira (16) ao hospital com um diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico (leia).
Ainda na manhã de hoje foram realizados os primeiros procedimentos pela equipe médica do Santa Lúcia. Clodovil foi submetido a uma drenagem de sangue por meio de cateter, e seu estado de saúde foi classificado como muito grave pelos médicos – que consideram remotas as chances de sobrevivência. Desde então tem os sinais vitais mantidos por meio de medicação e equipamentos. Por volta das 14h desta segunda, o deputado teve uma parada cardiorrespiratória imediatamente revertida.
Aos 71 anos, Clodovil passa pelo segundo AVC em menos de um ano – o primeiro foi registrado no ano passado. De acordo com o neurocirurgião responsável pelo atendimento ao deputado, Benício Oton de Lima, Clodovil terá sérias seqüelas caso sobreviva ao acidente vascular, como graves dificuldades para falar ou executar movimentos elementares, como andar ou utilizar os braços. (Fábio Góis)