Por motivos meteorológicos, foi cancelado hoje (16) o embarque da comitiva que levaria o presidente Lula à Antártida, partindo de Punta Arenas, no Chile. A Aeronaútica confirmou que a viagem foi desaconselhada devido às condições desfavoráveis do clima.
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, novo boletim meteorologico será divulgado ainda nesta noite e, dependendo do resultado, Lula e equipe dormirão em território chileno e partirão já amanhã para o continente “gelado”. Do contrário, a comitiva pode retornar ainda hoje ao Brasil.
De acordo com a Agência Brasil, acompanham Lula na viagem os ministros Nelson Jobim (Defesa), Franklin Martins (Comunicação Social), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia). O objetivo da visita presidencial é simbólica: prestar apoio ao grupo de pesquisadorese militares que desenvolvem projetos na região. A comitiva deve visitar a Estação Antártica Comandante Ferraz e o Navio de Apoio Oceanográfico Ari Rongel. Na ocasião, será realizada a celebração do XXV Aniversário da Primeira Expedição Brasileira à Antártida. (Fábio Góis)