Neste domingo (22), os eleitores de cinco cidades brasileiras voltam às urnas para elegerem prefeitos e vice-prefeitos. As cidades são Ponto Chique, Francisco de Sá e Fronteira dos Vales, em Minas Gerais, Corguinho, no Mato Grosso do Sul, e Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data foi marcada pelos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados, e em todos os casos, os votos anulados pela Justiça Eleitoral em razão do indeferimento de registros de candidatos ultrapassaram 50% dos votos válidos nas eleições de outubro de 2008. A decisão do TSE é uma resposta à Consulta 1657. Os ministro decidiram que em municípios com menos de 200 mil eleitores é preciso um novo pleito para os cargos majoritários.
Ainda, segundo o TSE, 22 cidades já realizaram eleições suplementares referentes ao pleito de 2008. Além dos cinco municípios que realizam eleições hoje, outros seis já estão com eleições confirmadas e previstas para serem realizadas entre o final de março e abril.
Leia também
As eleições marcada para 5 de abril nos municípios de Santarém (PA) e em Joaquim Gomes (AL) foram suspensas temporariamente. "No caso de Santarém, a decisão foi da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, na análise de um recurso ajuizado naquela Corte pela candidata mais votada em 2008, Maria do Carmo (PT). E o ministro do TSE Ricardo Lewandowski suspendeu a realização do novo pleito em Joaquim Gomes, ao analisar pedido de liminar em mandado de segurança que foi apresentado ao TSE pelo candidato votado naquele município no primeiro turno de 2008", informa o TSE. (Lúcio Lambranho)