O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) é o destaque no Congresso Nacional na defesa da democracia e da cidadania em 2011. Ele recebeu 5.126 votos dos internautas na categoria do Prêmio Congresso em Foco concedida pelo site em parceria com a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Chico recebeu o troféu das mãos do presidente da APCF, Hélio Buchmüller. A disputa por essa categoria foi acirrada. Os senadores Paulo Paim (PT-RS), com 4.957 votos, e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 4.892, ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. Os também senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), com 2.338 menções, e Pedro Simon (PMDB-RS), com 2.229, vieram a seguir. Eles foram os mais votados pelos 267 jornalistas que participaram da primeira fase de votação do prêmio.
Leia também
Trajetória
Carioca, 62 anos, Chico está no terceiro mandato na Câmara. Projetou-se na política como líder comunitário. Mestre em Educação, autor de 26 livros, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1987 e 2005, foi filiado ao PT, pelo qual conquistou seu primeiro mandato na Câmara.
Foi vereador e deputado estadual. Trocou o PT pelo Psol em 2005, no auge do escândalo do mensalão. Contundente nas críticas ao governo e também à oposição feita pelo PSDB e pelo DEM, é uma das principais referências na defesa da ética e da transparência na administração pública.
Chico Alencar foi contemplado em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Nos últimos três anos, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas que cobrem o Congresso. Em 2010, foi o mais votado pelos internautas. O atual líder do Psol também foi o mais votado pelos 267 profissionais de imprensa que participaram da primeira fase do prêmio, o que ainda lhe permite concorrer ao título de melhor deputado. O anúncio do vencedor desta categoria ocorrerá em instantes.
PublicidadePrêmio
O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.