Rodolfo Torres
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) pediu hoje (27), no plenário da Câmara, a inclusão nos anais da Casa do editorial “O Congresso que queremos”, publicado ontem pelo Congresso em Foco.
Na avaliação do parlamentar fluminense, o editorial faz “uma análise lúcida e propositiva sobre a ‘crise de credibilidade’ pela qual passa o Congresso Nacional” (confira a íntegra do editorial).
O texto publicado por este site defende de forma vigorosa a existência do Congresso, com a plena garantia de suas prerrogativas constitucionais, além da intensa participação popular dos brasileiros no processo legislativo.
Para Chico Alencar, os deputados devem aproveitar o momento para tirar da gaveta a reforma política. “Também acreditamos que outra política é possível! Esse é um momento oportuno para tomarmos medidas concretas que busquem corrigir e aperfeiçoar a democracia representativa em nosso país, cujo resgate requer medidas moralizadoras, uma reforma política com participação popular e o respeito aos verdadeiros anseios da maioria da população brasileira”, complementou o deputado.
Procurado pela reportagem, Chico Alencar destacou que os parlamentares foram “pouco zelosos, omissos” com a questão das passagens aéreas e comemorou a e definição de “fronteiras bem definidas” em relação ao tema.
O deputado apoiou a decisão anunciada hoje pela Mesa Diretora da Casa de reduzir a cota de passagens aéreas dos parlamentares. O novo ato normativo, proposto pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), proíbe o repasse do benefício para familiares e amigos de deputados e elimina o adicional de passagens a que têm direito integrantes da Mesa e líderes partidários. O texto também veda o uso da cota para viagens internacionais.
Para Chico Alencar, a aprovação do projeto de resolução em plenário poderia ter fortalecido a decisão da Mesa. “Mas o importante é a decisão tomada”, ressalta.
O deputado do Psol ainda ponderou que o Congresso em Foco é “insuspeito” de ter má vontade com o Parlamento. “Haja boa vontade para nos cobrir diariamente”, declarou.
Deixe um comentário