A Controladoria Geral da União confirmou que foram encontradas novas irregularidades em contratos firmados por quatro municípios (do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará) com empresas do grupo Planam, beneficiária do esquema de compra superfaturada de ambulâncias. Segundo o repórter Marcelo Rocha, do jornal Correio Braziliense, a PF também investiga participação de parlamentares no esquema.
“A fiscalização constatou indícios de conluio em contratos executados, em 2002, pelas prefeituras de Jaciara (MT), Novo Repartimento (PA), Belford Roxo (RJ) e Paracambi (RJ). Para a controladoria, houve combinação de resultado entre servidores públicos e os representantes do grupo Planam, para que a empresa mato-grossense dirigida por Darci e Luiz Antônio Vedoin fosse a vencedora nas concorrências públicas. Dos quatro processos realizados por Jaciara, sempre na modalidade convite, três foram vencidos por empresas ligadas à dupla, no caso Santa Maria, Klass e Enir-PP”, afirma o jornalista.
A Procuradoria Regional da República, em Brasília, pediu a Polícia Federal que investigue mais de 30 prefeitos por supostos acertos com a família Vedoin. A PF apura indícios contra 84 parlamentares que teriam sido beneficiados com a propina distribuída pela quadrilha em troca de emendas.
Leia também