Cidadãos voltam às urnas neste hoje (8), quando mais quatro municípios brasileiros vão escolher prefeito e vice-prefeito para a gestão 2009-2012. Serão mais de 50 mil eleitores a votar em Pernambuco – dos municípios de Caetés, Lagoa Grande e Pombos – e 20 mil da cidade de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. As votações foram iniciadas às 8h, e devem se estender às 17h.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos quatro casos os prefeitos eleitos alcançaram mais de 50% dos votos válidos em outubro de 2008, mas tiveram negados pela Justiça Eleitoral seus registros de candidatura. O TSE considera que, em eleições para cargos majoritários, a rejeição das contas aliada ao número de eleitores nos municípios acima (menos de 200 mil) é elemento suficiente para a realização de novo pleito.
Em Caetés (PE), município com pouco mais de 17 mil eleitores, a disputa é entre os candidatos Aércio José de Noronha (PSB) e Lindolfo Almeida de Melo (PSDB). O candidato José Luiz de Sá Sampaio, do PSB, chegou a receber diploma da Justiça Eleitoral pernambucana, mas teve seu registro indeferido pelo TSE – o motivo foi que Sampaio exerceu mandato de vice-prefeito nas gestões anteriores, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, cujo prefeito era seu pai.
Leia também
Já em Lagoa Grande os quase 17 mil eleitores escolherão entre José Robson Ramos de Amorim (PSB) e Rose Mary de Oliveira Garziera (PMDB). O vencedor nas eleições de outubro, Jorge Roberto Garziera (PMDB), teve rejeitado o pedido de registro por três órgãos: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas de Pernambuco e Câmara Municipal de Lagoa Grande.
Em Pombos a disputa pela prefeitura é entre os candidatos do PTB Carlos Alberto Correia Lopes, conhecido como Dr. Carlos, e do PR, Cleide Jane Sudário Oliveira, também chamada Jane Povão. Nas eleições do ano passado, ela não pôde assumir como prefeita por ter composto como vice a chapa do candidato a prefeito mais votado (54,85%), Patrício Cristino de Magalhães, que teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.
Por fim, em Sergipe, os 21.003 eleitores inscritos de Nossa Senhora da Glória vão escolher entre os candidatos Francisco Carlos Nogueira Nascimento (PT) e Luana Michele de Oliveira Silva (PR). Sérgio Oliveira da Silva (PR), o candidato a prefeito mais votado no ano passado, também teve as contas rejeitadas e o registro negado pelo Tribunal de Contas do Estado. (Fábio Góis)
Deixe um comentário