Eduardo Militão
Cerca de 4.500 pessoas visitaram o velório do ex-vice-presidente José Alencar, até as 18h16 desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília. Como as despedidas do público começaram às 13h, uma média de 900 pessoas por hora presta homenagens ao político que passou seus últimos anos lutando contra o câncer. Se o ritmo continuar o mesmo, serão 9 mil visitantes até as 23h, horário em que o acesso ao Planalto deve ser fechado.
Segundo a assessoria do Palácio, a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula devem chegar às 21h, da viagem que faziam a Portugal. Com a presença de Dilma e Lula, o acesso ao público será suspenso. Haverá uma missa de corpo presente. Depois da saída dos dois, a visitação será reaberta até as 23h.
O velório de Alencar permite ao público conhecer uma área restrita do Palácio do Planalto, a rampa presidencial ? onde são recebidos chefes de Estado e jogadores da Seleção Brasileira quando ganham títulos da Copa do Mundo e organizam-se cerimônias como a posse do presidente. O corpo do ex-vice-presidente é velado no Salão Nobre, que hoje está ornado com cerca de 60 coroas de flores.
Parlamentares e demais políticos já passaram pelo velório e ainda circulam pela Presidência. Nenhum chefe de Estado compareceu às homenagens, mas aguarda-se a presença do ministro das Relações Exteriores da Noruega.
Deixe um comentário