Visivelmente contrariado, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, apontou aos deputados da CPI do Apagão Aéreo da Câmara que o Brasil pode sofrer duas conseqüências graves após a divulgação dos dados do acidente com o avião da TAM. A primeira é que o órgão vinculado ao comando da Aeronáutica especialmente criado para investigação de acidentes aéreos poderá ser rebaixado pelas autoridades internacionais da mesma aérea.
A outra é que os pilotos da aviação comercial no país devem começar a se comunicar por meio de pranchetas de papel durante os vôos. A atitude seria tomada para que nenhuma decisão técnica possa ser usada como prova contra os comandantes em casos de investigações sobre acidentes.
Segundo um parlamentar da comissão, Kersul demonstrou descontentamento ao afirmar que desconhecia se as informações publicadas hoje (1º) pelo jornal Folha de S.Paulo eram de conhecimento de integrantes do Ministério da Defesa ou do ministro da pasta, Nelson Jobim. O chefe do Cenipa também informou que os dados também serão repassados aos investigadores da Polícia Federal (PF), que já teriam autorização do Ministério da Defesa para recebê-los, e da Polícia Civil de São Paulo.
Leia também
Por trás desse constrangimento e das conseqüências internacionais da divulgação dos dados está, segundo a mesma fonte, a desconfortável subordinação das Forças Armadas, em particular da Aeronáutica, ao Ministério da Defesa. (Lúcio Lambranho)