Renata Camargo
A criatividade do povo brasileiro é inconteste. Mas, em período eleitoral, a capacidade criadora parece ficar aflorada. O horário eleitoral é uma mostra disso. Com pouquíssimo tempo de TV para se apresentar ao eleitor, candidatos a cargos do Legislativo usam de artimanhas e, até mesmo, palhaçadas para se apresentar e divulgar o seu número de candidatura.
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Na verdade, nunca em um processo eleitoral neste país tantos famosos participaram das eleições como na deste ano. O mais notório deles é, sem sombra de dúvidas, o palhaço Tiririca, candidato a deputado federal pelo PR de São Paulo, e favorito para ser o mais votado no maior colégio eleitoral do país. O fenômeno eleitoral virou, inclusive, paródia do filme “Lula, o filho do Brasil”. O representante brasileiro na disputa ao Oscar virou “Tiririca, o filiu do Braziu”.
Mas nem só de Tiririca vive o humor no horário eleitoral. Em vídeos divulgados no YouTube, candidatos como Cameron Brasil, Havanir, Luciano Enéas, Zé da Festa, Vento Levou e outros transformam o horário eleitoral em um show de deboche. “Dedinho para não dar murrinho”, afirma o candidato Baduti. “Vote com prazer”, diz a candidata Cameron Brasil, ex-atriz pornô. “Mamãe, papai, chupetinha na cabeça sem dúvida”, diz o candidato Chupetinha.
Tem também os candidatos que usam do duplo sentido para ganhar votos.
E outro: “Oi, não anule o voto, não vote em qualquer um, não vote em branco, não vote por votar. Vote Papai Noel”.
Netinho, Maguila, Mulher Pêra, Simony, Marcelinho Carioca, Ronaldo Ésper e outras “celebridades” também foram parar no YouTube.
O período eleitoral também inspirou eleitores a criarem vídeos com sátiras a candidatos. Em Brasília, o ex-candidato ao governo de Brasília Joaquim Roriz, barrado pela Lei da Ficha Limpa, deu origem a um vídeo sobre a grande família Roriz, que também inclui o ex-governador do DF José Roberto Arruda, investigado da Operação Caixa de Pandora.
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