A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje requerimento que cobra do Banco Central (BC) informações sobre a emissão, por parte dos bancos BMG e Rural, de títulos no exterior. O pedido, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), agora segue para votação em Plenário.
O relator do requerimento, senador Jefferson Peres (PDT-AM), sustentou que o pedido não desobedece as regras que protegem o sigilo bancário, já que não pede dados de movimentação financeira de clientes. Peres ressaltou a necessidade de se esclarecer como os dois bancos conseguiram levantar no exterior um montante em torno de US$ 500 milhões (R$ 1,2 bilhão, no câmbio de hoje) por meio de títulos.
Em seu requerimento, Alvaro Dias faz dois pedidos ao BC: uma lista de todos os títulos emitidos pelos dois bancos, identificando os agentes, os emitentes e os valores e uma avaliação da compatibilidade dos montantes emitidos por cada um dos bancos com as limitações de alavancagem financeira aplicáveis.
A CPI dos Correios investigou os bancos BMG e Rural. No relatório final, as duas instituições financeiras foram citadas por envolvimento na simulação de empréstimos ao PT para esconder recursos que vinham do valerioduto. A Procuradoria Geral da República (PGR) recentemente ofereceu também denúncia contra dirigentes do banco Rural, por envolvimento no mensalão. Num segundo momento, a PGR deve aprofundar as investigações sobre o BMG.
Deixe um comentário