O desabamento de parte de um dos cânions do Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais (MG), atingiu três embarcações e matou sete pessoas, neste sábado (8). As mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que também informaram que cerca de 3 pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, três embarcações, a princípio, foram atingidas e duas delas afundaram. Há pelos menos 23 vítimas já foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio, duas outras vítimas, com fraturas expostas, na Santa Casa de Piumhi, três estão internadas em estado grave na Santa Casa de Passos, enquanto outras quatro sofreram ferimentos leves e foram levados para o Pronto Socorro de São João da Barra. Duas crianças foram resgatadas sem ferimentos.
Veja o momento do desabamento:
Conforme informações preliminares, o deslizamento teria sido causado pelas fortes chuvas que atingem a região. Turistas que passeavam pelo local filmara o momento em que uma enorme pedra despencou e atingiu pelo menos três lanchas.
Leia também
Marinha vai apurar as causas
A Marinha do Brasil, por meio de nota à imprensa, informou que vai apurar as causas da tragédia que aconteceu no condomínio EScarpas do Lago, em Capitólio (MG).
Leia a nota:
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Parlamentares lamentam
Parlamentares usaram suas redes sociais para lamentar a tragédia em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais (MG). Até o momento, cinco mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém foi identificado até agora.
Em seu perfil no Twitter, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) externou “solidariedade aos familiares e amigos das vítimas da tragédia em Capitólio”.
URGENTE e assustador!!! Pedras se soltam de cânion em Capitólio, em Minas, e atingem três lanchas e matam uma pessoa. Há riscos de novos desabamentos na região turística.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) January 8, 2022
Já deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) também demonstrou consternação com a tragédia.
Força aos nossos irmãos mineiros pela tragédia em Capitólio. Solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 8, 2022
Também em seu perfil no Twitter, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) destacou que o momento de diversão entre os turistas foi “transformado em desespero e dor”.
Um sábado de pesar! O desabamento de um Cânion em Capitólio, Minas Gerais, transformou o passeio e a diversão de muitas famílias em um momento de desespero e dor. Que Deus console todas as vítimas desse acidente. Estamos em oração! https://t.co/Anjj0XGSYR
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) January 8, 2022