Edson Sardinha
O candidato governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, foi eleito presidente da Colômbia, após vencer em segundo turno o prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, do Partido Verde. Segundo a agência de notícias EFE, o candidato apoiado pelo presidente Álvaro Uribe obteve 68,9% dos votos contra os 27,5% alcançados pelo oposicionista na votação de ontem (20). O índice de abstenção foi de 55%. Mockus venceu em apenas um dos 32 departamentos do país, Putumayo.
“Uma vez mais agradeço a Deus, à Colômbia, obrigada pela confiança que 9 milhões de colombianos depositaram em nós”, discursou Juan Manuel Santos, ao comemorar a vitória. O presidente eleito fez um agradecimento especial a Uribe, a quem classificou como “um dos melhores presidentes da Colômbia”, e elogiou seu adversário. “O professor Mockus foi um rival à altura, que pôs a Colômbia para pensar no valor da vida, da transparência e da legalidade”, declarou.
Juan Manuel, de 58 anos, é economista formado em Harvard, nos Estados Unidos, e foi ministro três vezes: do Comércio, do Tesouro e da Defesa.
Durante todo o dia de votação, houve registro de violência em algumas localidades. No departamento de Norte de Santander, uma explosão matou sete policiais. Também foi registrada a morte de quatro militares em outras localidades.