Rodolfo Torres
A Câmara instalou nesta quinta-feira (18) a CPI da Conta de Luz. O colegiado investigará os critérios usados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer os valores das contas de luz brasileiras.
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) foi eleito presidente do colegiado. Por sua vez, a relatoria ficou com o deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ).
O parlamentar pernambucano é autor do requerimento de instalação da CPI e critica o valor cobrado nas tarifas de energia elétrica.
“Nos últimos dez anos, as tarifas de energia elétrica quadruplicaram. O megawatt-hora, unidade de venda de energia, custava R$ 60,00, em média em 1995. Em 2006, era vendido por R$ 230,00 e a previsão para os próximos dez anos é desanimadora. Até 2017, os custos de geração de energia elétrica devem dobrar”, justifica o deputado em seu requerimento.
De acordo com o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), a tarifa de energia elétrica do Brasil é a terceira mais cara do mundo para as residências, e a oitava para as indústrias.