A menos de um mês das provas, a Mesa Diretora da Câmara decidiu reduzir o número de vagas nos concursos públicos abertos pela Casa este ano. Em vez das 243 previstas inicialmente, serão preenchidas apenas 212 vagas, um corte de 12,75%.
Os candidatos mais atingidos pela decisão são os que concorrem ao cargo de técnico em comunicação social, nas áreas de televisão, rádio, imprensa, relações públicas, audiovisual e divulgação institucional, que tiveram o número de vagas reduzidas de 31 para 19.
Apenas um concurso foi cancelado: para médico (área de Ortopedia e Traumatologia). As alterações se referem somente a cargos de analista legislativo (nível superior), cujo salário inicial é de R$ 9.008,12, e não atingem os cargos de técnico legislativo (nível médio), com salário de R$ 3.252,22. As mudanças nos editais devem ser publicadas na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.
Em nota divulgada ontem à noite, a Câmara alega que a nova Mesa Diretora decidiu alterar o edital porque estabeleceu “metas e prioridades diferentes da anterior”. Segundo o primeiro-secretário, Osmar Serraglio (PMDB-PR), a redução no número de vagas foi determinada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Leia também
“Ele (Chinaglia) não vê necessidade de contratar mais jornalistas além dos que já formam o quadro da Câmara. Ele acha que o que se precisa é que os deputados venham para a Câmara, que trabalhem. Assim, a imagem da Casa vai melhorar”, afirmou Serraglio ao Correio Braziliense.
Como mostrou o Congresso em Foco, em fevereiro, estimativas conservadoras indicam que pelo menos mil jornalistas integram o quadro de funcionários da Câmara e do Senado, o que confere ao Legislativo a condição de maior redação da capital federal (leia). Desses, 265 fazem parte do corpo efetivo de servidores da Câmara (108) e do Senado (157). Com a mudança anunciada agora, o número de novos jornalistas contratados para imprensa escrita, rádio e TV cairá de 13 para três.
Serão reabertos os prazos para as inscrições. Os candidatos que quiserem desistir do concurso por causa das alterações poderão receber o dinheiro da inscrição de volta. Novas datas serão marcadas para as provas que deveriam ser realizadas no fim deste mês. (Edson Sardinha)
Veja a íntegra da nota divulgada pela Câmara:
“Câmara altera editais de seus concursos
Será publicado nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União um edital com mudanças nos concursos em andamento da Câmara. As alterações se referem apenas a cargos de Analista Legislativo (nível superior) e não atingem os cargos de Técnico Legislativo (nível médio). Está cancelado o concurso para Médico (área de Ortopedia e Traumatologia). Além disso, foi diminuído o número de vagas para diversas áreas. O motivo das mudanças é que a nova Mesa Diretora estabeleceu metas e prioridades diferentes da anterior, responsável pela publicação dos editais originais dos concursos.
Serão feitas as seguintes alterações:
Será cancelado:
– Médico, área Ortopedia e Traumatologia.
Haverá redução de vagas:
– Técnico em Comunicação Social, área de Relações Públicas: diminuição de 8 para 5 vagas;
– Taquígrafo Legislativo: diminuição de 10 para 5 vagas;
– Técnico em Documentação e Informação Legislativa – bibliotecário: diminuição de 14 para 8 vagas;
– Técnico em Comunicação Social, na área de Divulgação Institucional, de 5 para 3 vagas;
– Técnico em Comunicação Social, na área de Rádio, de 3 para 1;
– Técnico em Comunicação Social, na área de Televisão, de 2 para 1;
– Técnico em Comunicação Social, na área de Imprensa Escrita, de 8 para 1;
– Técnico em Comunicação Social, na área de Audiovisual, de 5 para 1.
Em decorrência dessas alterações, a Câmara vai adotar as seguintes providências, de maneira a evitar prejuízos para os candidatos que se inscreveram para concorrer a cargos que tiveram suas vagas reduzidas ou canceladas:
– Será feita a devolução imediata dos valores pagos na inscrição para os candidatos do concurso cancelado. O dinheiro será devolvido pela Fundação Carlos Chagas, mas as regras para a devolução serão detalhadas em edital ainda a ser publicado.
– Os candidatos que se inscreveram nos concursos que tiveram vagas diminuídas também receberão o dinheiro de volta, se assim o quiserem.
– As inscrições feitas para os cargos que não sofreram alteração permanecem válidas.
– Será reaberto o prazo de inscrição para todos os cargos remanescentes.
– Também será reaberto o prazo de inscrição para cargos que sofreram diminuição – de maneira a permitir àqueles que optaram por determinado cargo em vez de outro a chance de mudar de opção.
– As provas serão adiadas para a data a ser definida em novo edital.
– As alterações nos concursos foram feitas em decorrência da adoção de novas prioridades pela Casa, que incluem uma melhor distribuição e otimização dos recursos humanos já existentes.”