As comissões permanentes da Câmara já têm os seus novos presidentes. Um dos colegiados de maior importância estratégica na Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), confirmou o nome do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para a presidência. Aos 27 anos, Picciani é o mais jovem presidente eleito da comissão. Também foram confirmados os nomes dos deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) para a 1ª vice-presidência, Neucimar Fraga (PMDB-ES) para a 2ª, e Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) para a 3ª.
O deputado Marcos Montes (PFL-MG) foi eleito para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Como 1º vice-presidente, foi escolhido o deputado Assis Miguel do Couto (PT-PR). Por fim, a 2ª vice-presidência ficará com o deputado Waldir Neves (PSDB-MS) e a 3ª vice-presidência com o deputado Dilceu Sperafico (PP-PR).
Na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a presidência ficou com o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA); a 1ª vice-presidência ficou com a deputada Angela Amin (PP-SC); a 2ª, com o deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS); e a 3ª, com o deputado Edson Santos (PT-RJ).
Leia também
Na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) foi escolhido para presidir o colegiado. A 1ª vice-presidência será ocupada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); a 2ª, pelo deputado Antonio Palocci (PT-SP); e a 3ª, pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE).
Já o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP) foi eleito para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Também foram eleitos os deputados Paulo Bornhausen (PFL-SC) para a 2ª vice-presidência e Bilac Pinto (PR-MG) para a 3ª. O 1º vice-presidente ainda não foi definido por falta de acordo sobre o nome que ocupará a vaga.
O deputado Celso Russomanno (PP-SP) foi eleito para presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) será o 1º vice-presidente. Quanto às 2ª e 3ª vice-presidências, ainda não foram definidas por falta de acordo.
Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a presidência ficou a cargo do deputado Wellington Fagundes (PR-MT). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Albano Franco (PSDB-SE) e a 2ª, com Antônio Andrade (PMDB-MG). O 3º vice-presidente será escolhido posteriormente.
Na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) foi eleito presidente. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM); e a 2ª, com o deputado Wilson Braga (PMDB-PB). A 3ª vice-presidência ainda não foi votada.
O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) teve o nome confirmado para presidir a Comissão de Viação e Transportes. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Sandro Matos (PR-RJ); a 2ª, com o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG); e a 3ª, com o Hugo Leal (PSC-RJ).
O deputado José Otávio Germano (PP-RS) foi confirmado como presidente da Comissão de Minas e Energia. Os deputados Neudo Campos (PP-RR) e Vitor Penido (PFL-MG) serão o 2º e o 3º vice-presidentes, respectivamente. Já o cargo de 1º vice-presidente, será escolhido posteriormente, em reunião ordinária.
Na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) foi escolhido como presidente. Também já foram eleitos o 1º e o 3º vice-presidentes do colegiado, são eles, respectivamente, deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Walter Ihoshi (PFL-SP). A 2ª vice-presidência ainda não foi definida.
O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) teve o nome confirmado para presidir a Comissão de Educação e Cultura. A 1ª vice-presidência ficará com a deputada Maria do Rosário (PT-RS); a 2ª, com o deputado Frank Aguiar (PTB-SP); e a 3ª, com o deputado Osvaldo Reis (PMDB-TO).
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara será presidida pelo deputado Nilson Pinto (PSDB-BA). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Fábio Souto (PFL-BA); a 2ª, com o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP); e a 3ª, com o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) presidirá a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Marcelo Serafim (PSB/AM); a 2ª, com o deputado Carlos Souza (PP/AM); e a 3ª, com o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP).
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias será presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Gerônimo da Adefal (PFL/AL); a 2ª, com o deputado Pedro Wilson (PT/GO); e a 3ª, com o deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB/RJ).
A Comissão de Legislação Participativa terá o deputado Eduardo Amorim (PSC/SE) como presidente. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Carlos Willian (PTC/MG); a 2ª, com o deputado Sílvio Lopes (PSDB/RJ); e a 3ª, com o deputado Eduardo da Fonte (PP/PE).
O deputado Vieira da Cunha (PDT/RS) presidirá a Comissão de Relação Exteriores e de Defesa Nacional. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Marcondes Gadelha (PSB/PB); a 2ª, com o deputado José Mendonça Bezerra (PFL/PE); e a 3ª, com o deputado Augusto Carvalho (PPS/DF).
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado será presidida pelo deputado João Campos (PSDB/GO). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Pinto Itamaraty (PSDB/MA); a 2ª, com o deputado Raul Jungmann (PPS/PE); e a 3ª, com o deputado Laerte Bessa (PMDB/DF).
O deputado Jorge Tadeu Mudalen (PFL/SP) presidirá a Comissão de Seguridade Social e Família. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Alceni Guerra (PFL/PR); a 2ª, com o deputado Ribamar Alves (PSB/MA); e a 3ª, com o deputado Cléber Verde (PAN/MA).
A Comissão de Turismo e Desporto será presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB/BA). A 1ªvice-presidência ficará com o deputado Brizola Neto (PDT/RJ); a 2ª, com a deputada Sueli Vidigal (PDT/ES); e a 3ª, com o deputado Fábio Faria (PMN/RN). (Renaro Cardozo, Ricardo Taffner e Rodolfo Torres)