Rodolfo Torres
A Câmara aprovou há pouco requerimentos de urgência para análise dos quatro projetos que tratam da exploração do petróleo da camada do pré-sal. No entanto, a análise das matérias ficou para a próxima semana.
Dessa forma, deputados analisarão os seguintes projetos: PL 5940/09, que trata da criação de um Fundo Social com recursos do pré-sal; PL 5939/09, que trata da criação de uma nova estatal para administrar a exploração da camada; PL 5941/09, que trata da capitalização da Petrobras; e o PL 5938/09, que regulamenta a exploração do petróleo no pré-sal.
A oposição afirmou que poderá obstruir a análise das propostas caso o governo não paute o Projeto de Lei 01/07, que concede às aposentadorias o mesmo reajuste aplicado ao salário mínimo.
Líderes governistas tiveram uma reunião nesta quarta-feira (11) com o presidente Lula para tratar do assunto. Contudo, o governo ainda não se posicionou definitivamente sobre o tema. Um novo encontro foi marcado para amanhã, a partir das 11h.
Para não obstruir as matérias do pré-sal, a minoria também exige que o governo indique membros para a CPI que investigará repasses públicos para o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Leia também