Rodolfo Torres
Por 223 votos favoráveis, 123 contra e cinco abstenções, a Câmara aprovou nesta noite o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 981/08, que prevê um referendo no Acre para consultar a população daquele estado sobre uma recente mudança de horário. A matéria vai ao Senado.
De acordo com a proposta, os acreanos serão consultados a respeito da Lei 11.662/08, em vigor desde junho do ano passado, que diminuiu de duas para uma hora a diferença de fuso do Acre em relação a Brasília.
“A lei recentemente aprovada faz com que, por exemplo, às seis horas da manhã em praticamente todos os municípios acreanos ainda esteja completamente escuro. A imprensa alardeou incessantemente que a mudança de fuso não foi fruto da vontade da população, mas do empresariado, sobretudo do ramo das telecomunicações”, justificou o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), autor do projeto.
De acordo com o parecer da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que relatou a matéria na Comissão de Ciência e Tecnologia, a mudança de horário reflete na saúde, no conforto e na segurança do trabalhador e dos estudantes acreanos, “que agora tem de acordar uma hora mais cedo”.
“É diferente, por exemplo, o trabalhador que sai de casa às 6h, no Rio de Janeiro, e o que vai para o trabalho no mesmo horário no Acre, onde o sol ainda levará de uma a uma hora e meia para nascer, durante o horário de verão”, explica a parlamentar amazonense.
Deixe um comentário