O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) comunicou ontem ao presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), que deixará a relatoria da representação do Psol contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Cafeteira se ausentará do Senado por pelo menos uma semana por conta de problemas de saúde.
Na noite de sábado para domingo o senador teve um desmaio. Ao ser atendido pelo serviço médico do Senado, foi diagnosticada uma doença chamada leucocitose e uma deficiência de sódio e magnésio que causa desmaios repentinos. Segundo a assessoria de Cafeteira, foi esse mesmo quadro que levou à internação do senador no início do ano.
Na sexta-feira, quando o Conselho de Ética decidiu adiar para amanhã (19) a votação do parecer de Cafeteira, que recomendou o arquivamento da representação, ele ameaçou abrir mão da vaga no colegiado por se sentir desmoralizado. Depois de quase duas horas de insistência, foi convencido a aceitar o adiamento por um telefonema de sua mulher, que teria conversado diretamente com Renan.
Leia também
O anúncio do novo relator da representação contra o presidente do Senado, acusado de ter aceitado que o lobista Cláudio Gontijo pagasse a pensão da filha que teve com a jornalista Mônica Veloso, será feito hoje, durante a sessão marcada para coletar o depoimento de Gontijo e de Pedro Calmon Filho, advogado de Mônica. (Carol Ferrare)