Segundo a Caesb, a retomada do abastecimento se deu em função do equilíbrio do sistema com as primeiras chuvas, a redução do consumo de água, a melhoria nos níveis das captações isoladas e as manobras técnicas realizadas diariamente pela companhia, desde o dia 10 de setembro.
As áreas atingidas foram as regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Jardim Botânico, São Sebastião e Brazlândia. O Distrito Federal é abastecido de duas formas: 85% da população têm água de dois reservatórios, o do Descoberto e o de Santa Maria; e os outros 15% e parte dos produtores agrícolas recebem água diretamente de pelo menos cinco córregos. Esta última foi a população afetada pelo rodízio de suspensão de água das últimas semanas.
Leia também
“A Caesb reforça a importância do uso racional e adequado da água em todo o Distrito Federal, medida essa que está tendo boa receptividade junto à população dessas cidades afetadas. A companhia também considera fundamental o equilíbrio na captação de água pelos irrigadores nos córregos e ribeirões que abastecem os sistemas isolados”, informou a companhia, em nota.