O presidente norte-americano George W. Bush e Tony Blair, primeiro-ministro britânico, defenderam ontem (sexta, 28) o envio de uma força multinacional ao Líbano para deter a violência na região.
Segundo relato da BBC, “Bush afirmou que as prioridades são o envio imediato de ajuda humanitária ao Líbano, o fim da violência, a volta dos que tiveram que deixar suas cidades por causa da crise e apoio para a reconstrução do país”.
Os dois chefes de governo fizeram o anúncio conjunto à imprensa internacional após se reunirem em Washington. A estratégia acordada entre eles prevê o cumprimento da Resolução 1559 da ONU, de 2004, que condena as milícias armadas no Oriente Médio, mas não inclui o pedido de cessar-fogo a Israel.
Conforme a BBC, “antes da entrevista coletiva, Bush perguntou se os microfones estavam ligados, provocando risos entre os jornalistas”. Semana passada, uma conversa informal entre Blair e Bush, em São Petersburgo (Rússia), foi captada por microfones durante a reunião de líderes do G8. Comendo um tira-gosto, Bush usou a expressão “that shit” (aquela merda) para se referir ao conflito entre Israel e o grupo armado xiita Hezbollah.