Renata Camargo
O presidente Lula disse nesta segunda-feira (14) que o Brasil vai começar 2010 em situação de forte crescimento econômico e otimismo. Em entrevista ao programa Café com o Presidente, Lula comentou os números da economia brasileira – que cresceu 1,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior – e avaliou que o país saiu vitorioso da crise econômica mundial.
“Isso apenas confirma aquilo que a gente dizia, em dezembro do ano passado: que a crise tinha chegado por último no Brasil e que ela ia acabar primeiro. Quando veio a crise e nós tomamos as medidas anticíclicas que nós tomamos, incentivando a indústria a produzir e facilitando a vida do consumidor (…) o que aconteceu é que nós voltamos a bater recorde de produção e de venda nesses produtos”, disse Lula.
O presidente afirmou ainda que, apesar do crescimento da economia, o Brasil ficou mais desigual. Segundo Lula, o governo federal aumentará investimentos nas regiões Norte e Nordeste, as que menos cresceram nos últimos meses. “O Brasil cresceu mais numas regiões e cresceu menos em outras. Por isso o Brasil ficou mais desigual. Nós precisamos elevar aquelas regiões que foram esquecidas, para que elas tenham um padrão de crescimento igual têm as regiões mais ricas do país”, considerou Lula.
No programa, Lula ressaltou ainda a necessidade de investir em educação. Para o presidente, a educação é a “condição básica pela qual o Brasil, definitivamente, entrará no rol dos países desenvolvidos”. O presidente reforçou a importância do Fundo Social, que será composto pelos recursos da exploração de petróleo e gás natural na camada do pré-sal.
“Eu disse, claramente, e está colocado na lei, que o dinheiro do pré-sal, uma parte dele, vai para um fundo do povo brasileiro e, de forma prioritária, esse fundo vai cuidar de uma coisa chamada educação. A minha tese é a seguinte: o século 21 é o século do Brasil e a gente não pode jogá-lo fora como jogamos o século 20. Por isso que a educação, para mim, é fundamental”, concluiu Lula.
Escute aqui o programa Café com o Presidente
Leia também
Deixe um comentário