O presidente Lula, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, afirmou que 2008 foi um ano bom para o Brasil. "Não vou dizer ótimo, mas um ano bom. Apenas no último trimestre é que nós tivemos um problema, já resultado da crise mundial muito mais por falta de crédito internacional", afirmou Lula.
Ele disse que, como as empresas brasileiras fizeram empréstimos no exterior em dólar, elas tiveram que recorrer ao sistema financeiro nacional quando o crédito internacional cessou. "Aí nós tivemos um problema de falta de crédito ,que começamos a ajustar isso. Começamos disponibilizando recursos do compulsório e estamos cuidando de ajudar os nossos exportadores, estamos cuidando de ajudar os principais projetos que nós temos de desenvolvimento", lembrou.
Segundo o presidente, o governo deve apresentar novas medidas para diminuir os efeitos da crise mundial no país e incentivar o crescimento econômico em 20 de janeiro. "Nós não vamos ficar esperando a crise, sabe, abalar o Brasil. Na verdade, nós vamos trabalhar para que essa crise não cause os efeitos perversos aqui no Brasil, que está causando no Japão ou que está causando nos Estados Unidos, com milhões de desempregados", disse
Leia também
"Enquanto alguns países do mundo estão em recessão, o Brasil pode crescer um pouco menos do que estava previsto, mas vai continuar crescendo e vai continuar gerando empregos", completou.
Enchentes
O presidente também mandou uma mensagem para as vítimas das enchentes em Santa Catarina, que deixou 136 mortos e mais de 32 mil desalojados. "O que o governo federal fez tudo o que está ao seu alcance. Vamos continuar solidários com o povo de Santa Catarina. Vamos continuar trabalhando em parceria com o governo do estado e com as prefeituras, porque nós agora precisamos ajudar aquele povo a se reerguer, levantar a cabeça, lamentar as mortes e dizer que a vida continua e, portanto, que nós temos que trabalhar mais fortemente para recuperar o estado de Santa Catarina e também os outros estados que foram vítimas de enchente", afirmou Lula.
Lula ainda mandou um recado de fim de ano para quem vai viajar pelas rodovias brasileiras. Segundo ele, é importante tomar muito cuidado. "Primeiro, não beber se for pegar o volante; segundo, só ultrapassar quando a estrada permitir que ultrapasse; terceiro, andar na velocidade recomendada, sabe, nas placas das rodovias, porque a falta de responsabilidade de algumas pessoas, sabe, provoca a desgraça, a morte, na vida de outras pessoas. Então é importante que todos nós sejamos responsáveis", finalizou. (Mário Coelho)