O judoca Leandro Guilheiro conquistou sua segunda medalha olímpica de bronze nesta manhã (horário de Brasília), ao derrotar o iraniano Ali Malomat na disputa pela terceira colocação da categoria até 73 kg em Pequim. A outra medalha havia sido conquistada por Guilheiro em Atenas, em 2004.
Minutos antes da vitória de Guilheiro, a brasiliense Ketleyn Quadros havia garantido o primeiro pódio brasileiro na China, também com a terceira colocação. Ao derrotar a australiana Maria Pekli na categoria até 57 kg, a judoca de 20 anos se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica individual (leia mais).
Guilheiro alcançou o bronze em apenas 22 segundos de luta, ao conseguir um golpe perfeito, ippon. O santista se junta a Aurélio Miguel, campeão em Seul (1988) e bronze em Atlanta (1996), na condição de únicos judocas brasileiros a subirem no pódio olímpico em duas oportunidades.
O brasileiro saiu da disputa pelo ouro ao ser derrotado, em sua terceira luta, pelo sul-coreano Kichun Wang, atual campeão mundial. Com a vitória do atleta da Coréia do Sul em seu combate seguinte, Guilheiro teve nova chance na repescagem. Para garantir a disputa do bronze, ele derrotou um judoca do Uzbequistão e outro da Ucrânia.
Leia também
Com o resultado de hoje, o judô supera o atletismo e alcança a vela como modalidade que mais rendeu medalhas olímpicas para o esporte brasileiro. São 14, ao todo. (Edson Sardinha)
Deixe um comentário