O Brasil será o primeiro país em desenvolvimento no mundo a fabricar a vacina contra a gripe aviária. O anúncio foi feito pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa da Silva Junior, durante audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislativa Participativa (CDH) do Senado. O país ainda não apresentou nenhum caso da doença.
O Instituto Butantã, com recursos do Ministério da Saúde, iniciará a fabricação das primeiras doses da vacina contra o vírus H5N1 já no próximo mês. Segundo Barbosa, o Brasil está se precavendo e já tomou as medidas necessárias para enfrentar a doença, da mesma forma que fizeram paises como os Estados Unidos e o Canadá.
Entre as medidas tomadas, o secretário anunciou a formação de uma rede de 46 unidades para coleta de amostras de secreções das pessoas com sintomas da gripe, para identificação do vírus em 21 estados do Brasil. Também serão realizadas investigações sorológicas em nove locais importantes de invernada de aves migratórias para identificar casos de gripe aviária, informou.
Leia também
Ainda segundo o secretário, o Brasil tem a vantagem de não receber fluxo regular de aves migratórias diretamente da Ásia e África, onde ocorreu a maioria dos casos da doença. Caso a gripe chegue ao Brasil, existe maior possibilidade de que ela seja trazida por aves vindas do Canadá e dos Estados Unidos.