O Brasil enviará na próxima sexta-feira (9) 14 toneladas de mantimentos às vítimas do conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas. Inicialmente, a carga seguirá em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Jordânia, de onde seguirá por terra à Gaza. Entre os itens enviados pelo governo brasileiro estão remédios (antibióticos, seringas, ataduras, etc) e alimentos.
No início do conflito entre Israel e o grupo Hamas, em dezembro do ano passado, o governo brasileiro recebeu um apelo de doação emergencial de medicamentos para os hospitais da Faixa de Gaza. O pedido foi feito pela Delegação Especial da Palestina no Brasil.
Após 11 dias de confronto, estima-se que cerca de 600 palestinos foram mortos em decorrência dos ataques do Exército de Israel. O número de feridos ultrapassa 3 mil.
Israel argumenta que o objetivo da ação militar é controlar áreas em Gaza de onde seriam disparados foguetes contra o território israelense.
Em nota divulgada no sábado (3), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo brasileiro “deplora” a invasão da Faixa de Gaza pelo Exército de Israel.
Leia também
“Reiterando declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência, o governo brasileiro apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz.” (Rodolfo Torres)