Edson Sardinha
O ex-senador Jorge Bornhausen (SC) confirmou hoje (6) que está deixando o Democratas, partido do qual é presidente de honra. Bornhausen disse que, por enquanto, não pretende se filiar a outra legenda. O ex-senador de 73 anos afirmou, ainda, que está encerrando sua vida pública.
Na semana passada o filho dele, o deputado licenciado Paulo Bornhausen, anunciou que estava trocando o DEM pelo PSD, partido em fase de criação capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
“Vou me desfiliar, mas não tenho razão para continuar participando da atividade partidária”, disse esta manhã Jorge Bornhausen durante evento sobre reforma política realizado em São Paulo. Kassab e o vice-presidente Michel Temer também participam do seminário.
No primeiro governo Lula, ele presidiu o DEM e foi um dos principais críticos da gestão petista. Bornhausen foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL), antigo nome do DEM, em 1985. Pelo partido, foi senador da República por dois mandatos e ministro da Educação e da Secretaria de Governo da Presidência.