Enquete realizada pelo instituto Política Viva, que reúne empresários, executivos, profissionais liberais, jornalistas e ativistas pró-democracia, revelou que todas as 120 pessoas que se manifestaram usaram palavras negativas para expressar o que sentem a respeito do presidente Jair Bolsonaro. O termo mais utilizado foi “genocida”.
As perguntas foram aplicadas respeitando o anonimato dos respondentes e de modo totalmente aberto. Isto é, não foi apresentada nenhuma alternativa prévia de resposta. Trata-se da amostra de um grupo específico, que não tem valor científico nem pode ser tomada como expressão do pensamento da população ou mesmo do segmento dos líderes de opinião, que forma o maior contingente dos participantes do Política Viva.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi a segunda personalidade política avaliada de modo mais negativo. Recebeu 98% de expressões com conotação negativa e 2% de palavras positivas. Empataram, como os termos mais citados: “oportunista” e “bandido”.
Leia também
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, teve 86% de palavras negativas e 14% de positivas. Palavra mais lembrada: “oportunista”.
Quem obteve a melhor avaliação foi o vice-presidente Hamilton Mourão. Mesmo assim, foram 82% de palavras negativas e 18% de positivas. A expressão mais usada para se referir a ele foi “conivente”.
Já o Brasil recebeu 3% de menções positivas e 97% de negativas. Palavra mais usada: “tristeza”.
Veja quem disputará o Prêmio Congresso em Foco
Ibaneis alerta: PMs que participarem de manifestações serão punidos