São Paulo, 4 de abril de 2013
Prezados senhores,
A reportagem “Brasil só resgata 4% do dinheiro lavado no exterior” editada, na sexta-feira 4, no Congresso em Foco, cita o Opportunity e Daniel Dantas.
Por isso, é preciso esclarecer que:
1) O Opportunity não tem fundo de pensão. A citação feita na reportagem sobre “recursos de fundo de pensão do Opportunity” é incorreta.
O Opportunity é um gestor de recursos de terceiros. A principal atividade do Opportunity está relacionada com a gestão de fundos de investimento.
2) O objetivo dos pedidos de bloqueio feitos no âmbito da Operação Satiagraha era a busca de qualquer valor financeiro que pudesse ser utilizado na mídia e no currículo das autoridades envolvidas para justificar a perseguição feita ao Opportunity.
Os pedidos de bloqueio de recursos dos Fundos Opportunity foram considerados descabidos o que foi reconhecido pelos Estados Unidos, e por isso, esses fundos tiveram o direito de recuperar os custos incorridos com advogados na defesa do caso.
Leia também
3) Daniel Dantas e o Opportunity foram vítimas de duas operações policiais, a Chacal, em 2004, e o seu desdobramento, a Satiagraha, em 2008, ancoradas em fraudes e corrupção.
4) Daniel Dantas foi absolvido da ação penal originada pela Operação Chacal, em fevereiro de 2012.
5) A Satiagraha foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça, em razão da participação ilegal de particulares e agentes do serviço secreto (ABIN), em 7 de junho de 2011.
Atenciosamente,
Elisabel Benozatti
Assessoria de Comunicação do Opportunity