Antes do meio- dia deste domingo (1), prazo final para o registro oficial dos blocos na Mesa Diretora da Câmara, quatros partidos que apoiam o candidato à presidência da Câmara, Aldo Rebelo (Pcdo-SP), registraram seu bloco de oposição ao candidato do blocão (leia mais), Michel Temer (PMDB-SP). O bloco de apoio a Aldo é formado pelo PSB, PCdoB, PMN e PRB. Tem um total de 50 deputados.
O PP, partido do também candidato à presidência Ciro Nogueira (PI), e o Psol não entraram em nenhum bloco. O partido de Ciro tem 39 deputados e o Psol, três.
"Esse bloco é quase o antigo bloquinho que teve unidade ideológica e incluía o PDT. Só que o PDT resolveu ceder ao fisiologismo e apoiar Temer", critica o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Apesar do bloco, o deputado afirma que o seu partido não deve votar totalmente unido com Aldo. Segundo suas contas, o candidato do PcdoB terá 25 dos 29 votos do PSB.
Seguindo o critério de proporcionaidade, esse bloco com os quatro partidos só teria direito a uma suplência entre os cargos da Mesa Direitora. Os outros cargos seriam ocupados pelos indicados pelo blocão e seus 14 partidos. (Lúcio Lambranho)