O candidato do PSL à presidência da República, Luciano Bivar, disse nesta segunda-feira que vai pedir a suspensão dos concursos públicos em âmbito federal caso vença a corrida ao Planalto. Segundo ele, essa é a única forma de levantar a "real dimensão da demanda por servidores" e acabar com o "cabide de empregos".
Questionado sobre como pretende agir se houver necessidade de contratação imediata de profissionais para áreas essencias como saúde e educação, Bivar afirmou que deixaria a escolha a cargo de uma comissão específica. O detalhe é que esse tipo de procedimento é o que mais favorece a formação de cabides de empregos na esfera administrativa.
Bivar avisou também que, se eleito, vai apelar para o "bom senso" do Congresso Nacional porque não pretende governar por medidas provisórias ou decretos. Ele afirmou ainda que uma de suas propostas de campanha é reduzir em 15% o número de parlamentares em todas as esferas de governo.
"Espero sensibilizar o Congresso para votar a reforma política, pois não vai atingir aqueles que cumprem o atual mandato, mas a quem ingressar na vida pública nas próximas eleições", declarou.