O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), indicou o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) para assumir a presidência da CPI das Sanguessugas. A relatoria cabe ao PMDB, que está dividido entre os senadores Wellington Salgado (MG) e Amir Lando (RO).
A primeira opção do PT não era Biscaia, mas o partido encontrou dificuldades para encontrar quem quisesse assumir a função num ano eleitoral. O próprio Biscaia admitiu que assumir a CPI irá prejudicá-lo na campanha à reeleição. O próprio partido tinha resistências a Biscaia, por causa das críticas feitas por ele ao governo Lula. "Ele foi nossa excelente opção", disse Fontana ao ser questionado sobre se Biscaia foi a primeira opção do partido.
O PMDB tende a ficar com sua última opção. O líder do partido no Senado, Ney Suassuna (PB), queria indicar Amir Lando, mas ele é candidato ao governo de Rondônia. A segunda opção seria o senador Gilvam Borges (AP), mas ele é coordenador da campanha do senador José Sarney (AP) à reeleição. Sobrou o senador Wellington Salgado, que não é candidato nestas eleições.
Leia também
O nome do presidente da CPI ainda tem que ser aprovado pela comissão, mas os partidos fazem um acordo antes da indicação para que não haja mudanças. Cabe ao presidente escolher o relator, decisão também feita por acordo.
Deixe um comentário