O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou nesta terça-feira que a oposição tenta criar uma crise política para desestabilizar o governo quando fala em impeachment de Lula ou age – segundo ele – para atrasar a votação do orçamento de 2006.
“É absolutamente improvável que haja qualquer fundamento no pedido de impeachment. É forçar a barra. É medo das urnas”, disse ele após reunião com a bancada do partido na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Berzoini estendeu as críticas ao atraso na votação do orçamento, que, por lei, tem que ser aprovado até dezembro. “A tentativa de negociar sucessivamente concessões aos governos estaduais é artificial e revela apenas a intenção de criar impasse político na votação do Orçamento”, declarou.
CPI sem “esperança”
No caso da CPI dos Bingos, o presidente do PT disse que perdeu a “esperança” de que a comissão tenha intenção “investigatória”. Para ele, o objetivo da CPI é “atrapalhar o governo e o país”. “Há um comportamento nitidamente oposicionista.”
Leia também
Berzoini não se furtou a comentar o relatório do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que acusou haver uma “organização criminosa” operando o mensalão por meio do valerioduto. “O relatório da procuradoria é apenas uma denúncia, uma acusação. É o Poder Judiciário que tem de provar qualquer tipo de irregularidade.”