Em carta aberta dirigida à militância do PT, o presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini, declarou que condena, com veemência, qualquer ilegalidade para obtenção de informações no caso do dossiê contra políticos tucanos. Na nota, ele também disse que refuta toda e qualquer tentativa de incriminar o presidente Lula.
Segundo Berzoini, as denúncias da oposição estão baseadas no oportunismo, na mentira e na calúnia. "Uma onda de histeria e descontrole toma conta da oposição tucano-pefelista e seus aliados nos meios de comunicação. Revelam desconforto e ensaiam indignação diante das supostas tratativas ilegais para divulgar eventuais vínculos de membros do PSDB com a "Máfia das Ambulâncias". Estranhamente, repudiam qualquer investigação sobre o mérito das denúncias".
Veja a íntegra da carta:
"Carta Aberta à Militância Petista
Comunico à militância petista que, reunido hoje (20/9) com o presidente Lula, analisando a conjuntura que se instalou a partir dos fatos ocorridos na última sexta-feira (15/9), coloquei à disposição minha saída da coordenação geral da campanha "A Força do Povo", sendo substituído pelo companheiro e professor Marco Aurélio Garcia.
Leia também
Tomei esta decisão com a consciência tranqüila e com a plena convicção de que todas as denúncias devam ser apuradas. Eu, pessoalmente, e o Partido dos Trabalhadores como instituição, defendemos uma apuração rigorosa dos fatos relacionados ao dossiê que vincula os tucanos José Serra, Barjas Negri e Geraldo Alckmin à máfia das ambulâncias. Condenamos com veemência qualquer ilegalidade para obtenção de informações. Refutamos, também, toda e qualquer tentativa de incriminar o partido e o presidente da República. As incursões de nossos adversários nesse terreno revelam açodamento e oportunismo: querem contaminar a voz das urnas com suas mentiras e calúnias.
Uma onda de histeria e descontrole toma conta da oposição tucano-pefelista e seus aliados nos meios de comunicação. Revelam desconforto e ensaiam indignação diante das supostas tratativas ilegais para divulgar eventuais vínculos de membros do PSDB com a "Máfia das Ambulâncias". Estranhamente, repudiam qualquer investigação sobre o mérito das denúncias.
Por fim, reafirmo meu compromisso com a democracia, minha confiança nas instituições do país e a convocação para que a militância do PT, do PCdoB, do PRB e todos os ativistas da coligação "A Força do Povo" intensifiquem os esforços para a reeleição do presidente Lula. Mostremos nas ruas, com nossos argumentos, panfletos e bandeiras, que o povo brasileiro está decidido a dar continuidade à construção de uma pátria justa, igual e soberana.
Brasília, 20 de setembro de 2006.
Ricardo Berzoini
Presidente Nacional do PT"